Curso de Mestre de Obras Senai

O curso de Mestre de Obras do Senai aparece como uma das melhores opções de qualificação para os interessados em trabalhar no setor de construção civil. Quer saber como ele funciona e onde fazer? Continue a leitura e descubra todas as informações sobre essa alternativa.

Curso de Mestre de Obras Senai
Curso de Mestre de Obras Senai (Foto: Pixabay)

Um dos profissionais mais importantes da área de construção, o Mestre de Obras é o responsável por supervisionar a obra desde o início até a sua conclusão, ficando atento ao trabalho dos contratados, à qualidade do serviço e aos materiais utilizados, entre outras coisas.

Ou seja, ele atua como um verdadeiro administrador, sendo o elo de ligação entre os trabalhadores e a construtora, e deve possuir a capacidade de ler projetos, orientar a mão-de-obra, zelar pela segurança e ainda fiscalizar o cumprimento de metas.

Curso de Mestre de Obras Senai

O profissional desempenha um importante papel nos canteiros de obra (Foto: Pixabay)

Diante do crescimento do setor, a procura por profissionais com esse perfil tem aumentado bastante, e por isso é essencial se capacitar para ter sucesso na carreira, fazendo, por exemplo, o curso ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

No curso de Mestre de Obras você vai aprender a supervisionar equipes de trabalhadores em canteiros de obras, controlar os recursos produtivos, administrar o cronograma do serviço e inspecionar a qualidade dos materiais e dos insumos.

Após uma carga horária média de 600 horas/aula, o aluno obtém o seu diploma e está preparado para trabalhar em obras de pequeno, médio e grande porte, seja como funcionário de construtoras ou como prestador de serviços autônomo.

Os requisitos abrangem idade mínima de 18 anos e nível fundamental incompleto.

Programa

O conteúdo programático do curso pode variar de acordo com a região, mas de maneira geral inclui assuntos como:

  • Cálculos e medições; representação gráfica e suas simbologias; leitura de plantas arquitetônicas e de sistemas específicos em meios físicos e virtuais.
  • Serviços preliminares, sondagem, topografia, contenções, terraplenagem, fundações, estruturas, vedações, esquadrias, instalações, cobertura, acabamento.
  • Métodos e meios de trabalho, etapas do processo construtivo, elementos do canteiro de obras, logística do canteiro.
  • Sistemas preventivos de segurança e higiene do trabalho, primeiros socorros, mapas de risco, legislação municipal, estadual e federal sobre meio ambiente, normas regulamentadoras, condições específicas de trabalho e preservação do meio ambiente.
  • Cronograma, plantas, memoriais, especificações técnicas, orçamentos, custos em planilha eletrônica, sistemas específicos, leiaute e arranjo físico, normas técnicas.
  • Logística do canteiro, mão de obra e materiais; administração de compra de materiais e de execução de serviços especializados; ferramentas de controle; produtividade; qualidade total; racionalização do trabalho.
  • Técnicas de gerenciamento, relações trabalhistas, estrutura organizacional na construção civil, seleção de pessoal, atitudes desejáveis no trabalho, mudanças comportamentais, administração de problemas e tomada de decisão.
  • Componentes do planejamento, planejamento da obra com previsão das suas etapas.

Onde fazer

O Mestre de Obras deve ter perfil de liderança (Foto: Pixabay)

O Senai SP (capital) e o Senai PE (Petrolina, Paulista, Garanhuns, Água Fria e Jaboatão dos Guararapes) estão entre as regionais que oferecem a qualificação. Para saber se há vagas em seu estado verifique na unidade da sua cidade se o curso está disponível.

Nas escolas do Senai você também pode conferir se há bolsas de estudo para o curso de Mestre de Obras.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *