Curso Técnico de Edificações Senai

O curso Técnico de Edificações do Senai é uma das principais capacitações na área de construção civil, possibilitando a formação de novos trabalhadores para o setor em que não costuma faltar vagas de emprego.

Curso Técnico de Edificações Senai
Conheça o Curso Técnico de Edificações Senai e veja onde ele pode ser encontrado (Foto: Pixabay)

São muitos os profissionais atuando em um canteiro de obras (mestre de obras, pedreiros, engenheiros, etc), e dentre eles está o Técnico de Edificações, que possui papel fundamental para o bom andamento dos trabalhos.

É ele que vai zelar pela legislação relacionada à sua área de atuação, supervisionar todos os sistemas construtivos, fazer orçamentos e planejar a execução da obra, além de realizar as medições e direcionar os pagamentos proporcionais. Daí a importância de se preparar bem para assumir a função.

Curso Técnico de Edificações Senai

Os alunos do curso Técnico de Edificações aprendem a desenvolver, planejar, calcular orçamentos, cuidar da manutenção de obras, coordenar e acompanhar a equipe durante toda a execução dos serviços, levando em conta normas técnicas, de segurança e saúde do trabalho.

Interpretar projetos de arquitetura, avaliar a qualidade de materiais e do serviços, selecionar fornecedores, participar de projetos de edificações e dirigí-los, realizar reformas e coordenar equipes de montagem, instalação, manutenção e reparo de construções são algumas das atribuições do cargo.

Ele pode trabalhar em construtoras, empresas de engenharia, órgãos públicos, laboratórios de materiais de construção e consultorias especializadas em construção civil, entre outras empresas, contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Como se trata de um curso técnico do Senai, os interessados devem estar cursando a partir do 2º ano do ensino médio ou terem concluído o segundo grau. A carga horária é de 1.500 horas/aula.

Grade curricular

A grade curricular desse curso técnico do Senai abrange disciplinas como:

Técnico em Edificações Senai
O Técnico em Edificações tem, entre as funções, o planejamento da obra (Foto: Pixabay)
  • Sistemas e Processos Construtivos
  • Instalações Elétricas, Hidráulicas e Especiais
  • Desenho Técnico de Edificações
  • Serviços Preliminares de Topografia e Sondagem
  • Representação Gráfica e Gestão da Documentação Técnica
  • Administração de Documentação Legal
  • Ensaios Tecnológicos
  • Planejamento, Custos e Produtividade
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Produção
  • Projetos

Onde fazer

O curso de Técnico de Edificações pode ser feito em várias unidades do Senai espalhadas por todo o Brasil. No Senai SP, por exemplo, ele é de graça e está disponível nas escolas do Tatuapé (capital) e Bauru. Confira mais detalhes na página da instituição.

Ele também é responsável por fiscalizar o andamento dos serviços no canteiro de obras (Foto: Pixabay)

No Paraná (Curitiba e Maringá) e em Minas Gerais (BH, Uberaba, Uberlândia e Divinópolis, entre outros municípios) também há vagas para essa qualificação técnica, assim como em outros estados.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *